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Se o serviço não saiu, a culpa é do chefe que não soube coordenar?

Subterfúgios

Um dos maiores ícones da administração, Peter Drucker, já falava em suas obras que a responsabilidade pelo planejamento das atividades diárias de um profissional é dele mesmo. Significa, portanto, que muitos profissionais ultimamente têm utilizado do subterfúgio de dizer que a chefia é que não soube coordenar as atividades que ele, profissional, deveria desempenhar. Esse é um erro e, principalmente, é algo que precisa ser banido de maneira clara do mundo empresarial. Todo profissional deve ser responsável pelo gerenciamento das atividades que lhe compete.

Não sabia?

Não há necessidade de uma empresa ter um gestor para dizer aos funcionários o que deve ser feito, mas sim para acompanhar e orientar aquilo que não estiver sendo feito da maneira correta ou ainda, estiver sendo feito abaixo das expectativas. Isso é importante porque ultimamente alguns profissionais têm utilizado de uma espécie de muleta, ou seja, eles criam a desculpa de que não sabiam o que deveria ser feito, que a chefia não os orientou devidamente, e que eles, por mais boa vontade que tivessem, deveriam ter sido coordenados pela liderança sobre o que deveriam fazer. Essa é uma maneira muito fácil de tirar a responsabilidade das suas costas, porém é apenas uma tentativa.

Reflita

Na prática, no mundo empresarial, esse tipo de alegação só serve para dar uma espécie de alento ao profissional, mas que não cola, não é recebido e de nenhuma maneira é aceito pela alta gestão. Por isso, fica aqui a dica. Se você é um profissional que está se acostumando a reclamar que a chefia não lhe disse o que deveria fazer, pare para pensar e principalmente pare para refletir que colocar a culpa nos outros não significa isentar-se dela. E muito menos deve colocar-se numa condição de vitima quando na verdade você é o protagonista principal do problema.

 

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