Recíproca
Um dos princípios básicos da liderança em uma equipe é justamente a de não ameaçar, mas no máximo indicar qual será a sua decisão caso ele não tenha outra opção. Pode parecer a mesma coisa, mas tem uma diferença enorme. As pessoas que ameaçam condicionam algum tipo de comportamento sob pena de ter como recíproca determinada ação. Algo mais ou menos como: você se comporta na empresa ou vou lhe dar demissão. É bem diferente daquele gestor que comunica à equipe o seguinte: nosso desempenho está baixo da média.
Torcendo
É evidente que uma empresa não consegue se sustentar, não consegue manter o salário de todos que trabalham nessa organização se não tiver os resultados mínimos necessários. A ausência de resultados pode provocar como consequência algum tipo de ação da liderança, que pode ser inclusive uma demissão. A diferença fundamental é que enquanto o líder apenas informa às pessoas as consequências, mas torce para que isso não aconteça, o chefe parece que torce exatamente pelo resultado contrário. Ele demonstra ao funcionário que parece estar torcendo para que nada dê certo e ele possa ter o prazer de demitir alguém. Por isso, meu amigo, preste atenção!
Reação indesejada
Um gestor jamais deve ameaçar a sua equipe sob pena de conseguir apenas uma única coisa: o desânimo coletivo, a perda do apetite por trabalhar e ainda, a raiva de estar num ambiente de trabalho onde a liderança é fraca e a chefia se demonstra extremamente grosseira e mal educada. Resumindo, meu amigo, chefes são pessoas limitadas e que acabam tentando impor pela autoridade algum tipo de poder, já líderes são pessoas que conquistam autoridade justamente pelo seu comportamento e por consequência tem muito poder na empresa e perante a equipe. É por isso que o gestor deve ameaçar menos e fazer mais.