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Ansiedade e solução de problemas não costumam gerar uma boa combinação!

Perde-se o foco

Toda vez que acontece um problema em uma organização é natural e até compreensível que o gestor sinta-se ansioso para solucionar aquele problema, para se livrar daquele incômodo. Acontece que nem sempre um problema nasce da noite para o dia e, ao mesmo tempo, não será da noite para o dia, com ansiedade, que aquilo será resolvido. Essa ansiedade muitas vezes provoca perda de foco e uma dessas perdas de foco é justamente começar a culpar os outros. Contudo, se esse fosse o único problema ficaríamos felizes.

Antecipando problemas

Há outras questões que tiram o foco do gestor. Uma delas é a capacidade que esse gestor pode ter de ficar tentando antever todos os problemas que ainda poderão ocorrer. Algo assim: uma empresa acaba entregando para um cliente um produto com qualidade abaixo daquilo que foi combinado e nessa hora o gestor se sente impelido a resolver de qualquer maneira. Aí começa a ficar imaginando tudo aquilo que poderá acontecer caso o cliente queira rescindir o contrato, caso o cliente queira brigar, caso o cliente queira culpar os outros. Instala-se o caos na empresa mediante uma situação que pode nem acontecer, o que em muitos casos é o que realmente ocorre.

Eventualidades

O cliente ao ver o problema da qualidade comunica-se com a empresa e simplesmente pede a troca do produto sabendo que isso eventualmente pode acontecer. O resumo é muito simples. Em tempos de crise, em tempos de pressão, um gestor deve tomar cuidado para não potencializar o problema, não aumentar a gravidade de uma situação e principalmente não perder o foco achando que encontrar culpados resolve a situação. Pense nisso!

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