em

Como anular os efeitos negativos que um colega gera sobre toda a equipe?

Pessimista

Nada mais natural, e até mesmo comum, que toda equipe tenha um colega expert em trazer notícias ruins para o ambiente de trabalho. É aquela pessoa que tem o prazer em ser o primeiro a anunciar mais uma desgraça. É aquele que sempre tenta desvendar os segredos negativos diante de uma situação boa. Às vezes a situação é maravilhosa para a empresa, mas esse colega faz questão de dizer aos colegas que não se enganem, que podem ter certeza que dentro de pouco tempo vão descobrir qual é o pulo do gato, qual é o problema que está vindo junto com esta notícia boa.

Positivo

E, se a equipe bate uma meta de venda, logo esse colega já começa a falar para que se preparem porque atingindo essa meta a gestão da empresa vai querer metas maiores, o que será muito difícil de atingir. Se a equipe não atinge o plano de metas, esse colega não hesita em dizer que o mercado está difícil e com certeza alguém ali vai ser responsabilizado por não atingirem as metas. Trabalhar ao lado de um colega desses não é uma tarefa muito fácil, mas de outro lado também encontramos na equipe aquelas pessoas exatamente ao contrário, pessoas que mesmo diante de notícias ruins não se deixam abater e procuram sempre enxergar o lado bom, ou pelo menos tentam focar sua energia para algo bom.

Equilibrando

Se a equipe bate a meta e o colega negativo diz que serão punidos com uma meta maior, o positivo logo diz que quem bateu uma meta uma vez, não significa ser obrigado a fazer sempre. Pede calma e que esperem os problemas acontecerem. Se a equipe não bate a meta de vendas, o positivo diz para aprender onde erraram e para tentar superar essas deficiências, essas dificuldades, no próximo mês. Resumindo, para cada colega negativo numa equipe, sempre haverá o oposto, um colega positivo, e basta você escolher de que lado quer estar para melhorar o seu comportamento, o seu humor, a sua motivação diária para o trabalho.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.