em

Como posso, de maneira prática, manter-me motivado diante de incerteza?

Influência

Se um empresário não se sente motivado, tenha certeza de toda a sua equipe ficará desesperada por um motivo muito simples. A liderança, quando instituída numa organização serve tanto para o bem quanto para o mal. Significa que quando o empresário está bem todos se sentem mais confortáveis, motivados, empolgados, para levar adiante e tentar cumprir todos os desafios que surgirem pela frente. Da mesma maneira, quando o chefe está triste, está desanimado, não tem confiança sobre o que irá acontecer toda a equipe passa a ficar desesperada, mais ou menos como um grupo de crianças que fica numa sala de aula sem professor.

Recursos

Por isso é importante que o empresário estabeleça o que eu chamo de gatilhos mentais, pequenos macetes, pequenas regras que vai utilizar como uma espécie de mantra para identificar e utilizar todas as vezes que não estiver bem. Eu trago aqui alguns exemplos de gatilhos mentais. Um deles, o mais simples, é você estabelecer uma comparação com a desgraça. É isso mesmo! Algo como falar: estou tendo dificuldades, mas tem muita gente muito pior por aí e que não tem chance sequer de ter uma saúde, uma condição física de batalhar, e isso, pelo menos eu tenho! Ou então, uma questão simples de olhar para os outros e perceber que você não é o único a enfrentar problemas: estou enfrentando a mesma crise, a mesma situação que todo mundo, logo, é uma questão de saber suportar para poder sobreviver, porque quem não suportar vai deixar espaço para quem sobreviver.

Positivismo

Ou ainda um gatilho mental voltado a uma recompensa no futuro: tenho certeza que eu vou conseguir e estarei muito melhor dentro de pouco tempo. Portanto, seja um gatilho mental conectando com alguém muito pior, ou um gatilho mental lembrando que você não é o único a sofrer, ou então um gatilho mental ligado a uma recompensa, o que interessa é que você, um empresário, um líder de uma equipe, só tem direito a um sentimento, o sentimento positivo, sob pena de comprometer o desempenho de toda uma equipe.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.