em

Como reagir quando é acusado injustamente dentro da empresa?

Melhor caminho

Quando um profissional é acusado dentro de uma organização de ter realizado algo, sem que realmente isso tenha acontecido, há três caminhos possíveis para esse profissional. O primeiro é reagir de maneira veemente procurando demonstrar com toda a clareza, com todos os argumentos que ele não é o autor daquilo que dizem. A grande questão é que nem sempre esse é o melhor caminho porque afinal de contas se quem estiver alegando é o seu chefe, e quem provocou o problema também for o seu chefe, fatalmente todo o seu esforço será em vão, e ainda, o único resultado que você terá pode ser negativo e eu explico por que. O seu chefe sabe que está mentindo e sabe que você sabe qual é a verdade.

Minimizar

Se ainda assim ele continua insistindo é porque está disposto a incriminá-lo. Está disposto a lhe prejudicar e o melhor que você tem a fazer é fingir que tudo não se passa de um equívoco e tentar minimizar a situação. Tenha certeza de que o seu chefe, que o está acusando indevidamente, fará de tudo para que a situação acabe sendo minimizada e até mesmo esquecida na empresa. A segunda situação é o profissional simplesmente não dizer nada e deixar que as coisas tentem se resolver por si só. Isso não é uma atitude correta quando a alegação vem de colegas da própria equipe, pois às vezes os colegas, mesmo nível hierárquico, tentam como se diz por aí armar a cama, criar uma tocaia para que você caia.

Pedir ajuda

E não reagir acreditando que a chefia irá encontrar a verdade pode ser um erro muito sério. O melhor é você tentar demonstrar para a chefia, sem iniciar uma discussão, qual é o caminho para que a chefia encontre a verdade, percebeu? Em vez de dizer o que é certo e o que é errado, você apenas conduz a chefia para o caminho onde a verdade será encontrada. Há também uma terceira situação que é quando você tem dúvidas se é ou não o culpado e quando isso acontece, pode ter certeza, o melhor é primeiro tentar refletir e pedir ajuda para um colega, para identificar o quanto você é responsável ainda que indiretamente sobre a situação. Às vezes a nossa convicção cai por terra quando a verdade é revelada. Pense nisso!

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.