em

Como se comportar ao lado de um colega ácido nas avaliações sobre outras pessoas?

Não se contamine

Um dos sentimentos humanos que já vem praticamente programado de fábrica desde que nascemos é a tendência de sempre emitir uma crítica geralmente apontando os erros que outra parte comete. E aí vem a grande lição, o grande recado para quem tem de conviver ao lado de colegas que costumam ser muito ácidos, muito agressivos, muito fortes na avaliação do comportamento das demais pessoas da empresa. É muito importante que a pessoa não se deixe contaminar por aquela espécie de pessimismo constante, por aquela acidez, por aquela ironia que muitas vezes o colega usa para avaliar os outros.

 

*****

Um desafio

Há pessoas no mundo corporativo que se caracterizam não apenas por serem ácidas, mas também por serem extremamente irônicas e depreciativas com os colegas da empresa. É o tipo de pessoa que o leitor deve estar lembrando agora, que além de não fazer as coisas direito, quando alguém erra não perde a oportunidade de literalmente deprimir a pessoa fazendo comentários sarcásticos e que derrubam por completo a alta estima do colega. Em linguagem clara, trabalhar ao lado de pessoas que costumam ser negativas, extremamente fortes na avaliação alheia, é um desafio muito grande.

 

*****

Caminho errado

Primeiro para a sua paciência e segundo porque afinal se você for ao embate com essa pessoa se tornará também o alvo dela na próxima crítica. E ainda porque se você não tomar cuidado e mantiver a calma quando menos perceber estará contaminado, contagiado com aquele tipo de comportamento e passará a destruir grandes amizades e machucar pessoas, ofender colegas, meramente por não ser forte o suficiente para manter a sua personalidade e seguir o comportamento de colegas que não mereceriam sequer o seu respeito.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.