em

Devo ou não falar o quanto quero ganhar na empresa?

Valor e preço

Há um momento na entrevista de emprego em que todo candidato fica sem saber como reagir. É a hora em que o recrutador pergunta a sua pretensão salarial. É muito difícil para um candidato ter noção de como responder isso sem que de um lado se demonstre desesperado para conseguir a vaga, e de outro não perca o salário melhor. A recomendação que eu trago para todos os candidatos nessa hora é entender a diferença entre valor e preço. Quando estamos falando de um produto fica fácil o consumidor entender que preço é a contrapartida econômica ou financeira pela entrega de um bem ou serviço e valor é aquilo que o cliente efetivamente reconhece do produto ou serviço entregue a ele.

Negociação

Por isso, quando um produto tem um preço maior que o valor ele é considerado caro e quando um produto tem um preço menor que o valor percebido pelo cliente ele é considerado barato. Agora, transformando o produto para um candidato a emprego, é possível entender que é justamente na negociação do seu valor que está o segredo. Um profissional pode muito bem dizer a uma empresa e ao recrutador que está disposto sim a ter um salário um pouco menor para que tenha a oportunidade de mostrar a empresa que ele tem valor no mercado, que ele vale muito, e que tem como provar isso nos primeiro meses em que tiver oportunidade de trabalhar na organização.

Inicialmente

O preço, portanto, é o salário e o valor é o que a empresa reconhecerá por aquilo que esse profissional contratado entregar nos primeiros dias em que estiver trabalhando na empresa. Resumindo, toda vez que o recrutador perguntar qual sua pretensão salarial demonstre claramente que você considera que o seu valor é de X, mas que aceita inicialmente, para ter a oportunidade de mostrar esse valor, receber apenas parte de X. Com isso você não apenas demonstra serenidade, mas também muita confiança no que é capaz de fazer, algo fundamental para quem quer conquistar um emprego.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.