em

Uma experiência negativa deve ser colocada no currículo?

Momento difícil
Somente quem já teve a necessidade de preencher um currículo sabe o quanto é difícil falar bem de si mesmo. Aliás, esse é um momento extremamente difícil para o candidato a um emprego, onde ele precisa descrever tudo de bom que pode oferecer para a empresa. Entretanto, como fazer quando se tem uma experiência negativa no passado para não fazer com que isso se torne uma marca indesejável, que vai lhe perseguir por toda a vida e contar antecipadamente para todos, que não se é tão bom assim?

Reverta o quadro
A partir de hoje, nessa coluna, passo a comentar sobre cinco tipos diferentes de marcas negativas que aparentemente podem ser destruidoras de uma carreira, mas que podem ser convertidas em diferencial se o candidato souber utilizá-las a seu favor. A primeira delas é o caso da demissão de um profissional depois de quinze anos de trabalho numa certa empresa. Ele perguntou-me como justificar ao mercado essa demissão depois de tantos anos de trabalho, e pior é que a causa nem foi redução no quadro de funcionários, mas por problemas de desempenho profissional.

Aprendendo com a experiência
Disse-lhe que deveria colocar a verdade no currículo, pois trabalhou tanto tempo acreditando que se houvesse algo a melhorar, a empresa lhe diria. Foi surpreendido com a demissão e o seu mundo ruiu. Disse-lhe também que deveria contar que essa experiência o tornou mais consciente da responsabilidade de se desenvolver por conta própria. Resumindo, mesmo uma situação de demissão pode ser canalizada como um diferencial, onde o candidato diz ao mercado que aprendeu a lição e está disposto a não errar mais, inclusive uma atitude rara nos dias de hoje.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.