em

Você realmente tenta curar a causa da doença ou apenas os sintomas dela?

Tentar encontrar

Um dia destes um gestor perguntou-me qual era a melhor teoria para resolver o problema e eu lhe respondi de maneira bem simples: aquela que te ajuda a encontrar a solução. Ele não entendeu e replicou: se você está dizendo que a melhor teoria é aquela que ajuda a encontrar a solução, que teoria é essa? Respondi-lhe novamente: aquela que te leva ao raciocínio lógico, que encontra algum tipo de confirmação em sua maneira de pensar, em sua maneira de agir. Eu explico. Todo problema só é resolvido quando nós começamos a conectar os pontos e encontrar alguma lógica em todos os aspectos que envolveram a causa e o efeito.

Agir na causa

Em bom português significa que algo acontece na empresa porque uma causa provocou essa situação e muitas vezes o grande princípio para resolver um problema não é agir na consequência, não é agir na dor, não é agir nos resultados que acontecem, mas sim naquilo que provoca esses resultados. Imaginemos a seguinte situação. Numa determinada empresa o gestor percebe que os funcionários não estão satisfeitos com o seu ambiente de trabalho. O gestor passa agora a promover uma série de ações tentando animá-los, tentando deixá-los mais envolvidos com a empresa. Entretanto, ele se esqueceu de verificar porque há a insatisfação, pois se tivesse agido assim perceberia que em vez de oferecer benefícios deveria apenas parar de agir de maneira injusta dentro da organização.

Identificar

Em vez de agir no problema, ele agiu nas consequências, nos reflexos, nos resultados das suas próprias ações. Por isso meu amigo, preste atenção! Como eu já escrevi aqui, quando você quer procurar problemas, vai achá-los e quando você quer resolver os problemas, pode ser que necessite de muito esforço para identificar a real causa deles. Resumindo, um médico só cura uma doença quando descobre a causa e não quando trata os seus efeitos. Pense nisso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.