em

Como crescer se não tenho tempo para administrar e captar novos clientes?

Mudam os deveres

A história de toda pequena empresa, na medida em que cresce, costuma ser sempre a mesma. Chega um momento em que problemas de empresas médias ou grandes aparecem, mas a estrutura e principalmente o faturamento ainda é de empresa pequena. Hoje eu respondo a um e-mail do Fernando que pede ajuda dizendo: como eu posso gerenciar a minha empresa, administrar tudo e ainda assim ter tempo para captar novos clientes para a organização? Bem Fernando, a questão é a seguinte. Assim como uma pessoa cresce e precisa deixar de fazer algumas coisas e em contrapartida adquire o direito e também o dever de fazer outras, também o empresário deve se comportar dessa maneira.

Outras exigências

Isso significa que na medida em que a sua empresa crescer, algumas coisas que lá no começo você podia e devia fazer para manter uma estrutura enxuta, passam agora a ser caras demais para que você as faça. Em bom português, algumas vezes compensa que o empreendedor deixe de fazer algumas daquelas coisas que ele gosta de fazer, mas que na verdade acabam gerando pouco resultado para a organização. Mais ou menos assim: o gestor sempre gostou de ir aos bancos pessoalmente e fazer os depósitos da empresa, pois ele mantém um bom relacionamento com o gerente e fica sabendo sobre tudo o que está acontecendo. Mas, se parar para pensar a sua empresa já começa a exigir que em vez de ele ir aos bancos fazer relacionamento com os gerentes, que ele vá aos clientes e principalmente, busque novos clientes. Deixe que outra pessoa remunerada por um salário bem menor que o dono da empresa, execute essa função.

Utilizar bem o tempo

Em bom português, um bom gestor é aquele que percebe quando é o tempo para ele deixar de fazer algumas coisas. Contudo, tem aqui um recado importante, só vale a pena contratar outra pessoa para executar uma função, quando o gestor obrigatoriamente utilizar aquele tempo livre para gerar riqueza para a empresa, que não apenas pague o salário de quem foi contratado para isso, como também eleve o resultado da organização. Caso contrário, isso não é investimento e muito menos crescimento, isso é desperdício de recursos. Eu convido você para fazer como o Fernando. Envie o seu comentário, a sua dúvida para o e-mail [email protected]. Eu ficarei muito feliz em poder te ajudar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.