em

Como mudar para uma área que quero atuar de maneira inteligente?

Caminho novo

Quando um profissional que atua em um determinado setor tenta mudar de área, alguns cuidados devem ser tomados para que isso não se torne um pesadelo na vida dessa pessoa. O primeiro motivo é que às vezes mudar não significa abandonar tudo que você já faz para iniciar um caminho completamente novo. Às vezes, mudar significa migrar de uma maneira gradual de uma área para outra. Significa também que é necessário ter inteligência para não arriscar demais precocemente, ou seja, às vezes a pessoa acaba achando que mudar de área é simples e objetivo como: eu era competente onde eu estava e agora serei competente também nesta área que eu quero atuar.

Recomeço

Imaginemos uma situação onde um profissional sobe uma escada e chega até o oitavo degrau. Significa que ele galgou passos importantes na sua carreira para atingir aquele estágio, mas quando ele pula para uma nova área pode ser que a cabeça dele ache que ele continua no oitavo degrau, quando na verdade ele voltou ao começo da escada. Da mesma maneira, mudar de área profissional requer entre outras coisas, não apenas competência, mas também conhecimento e oportunidade. São as oportunidades que farão com que essa pessoa comece de novo a subir degrau por degrau.

Aprendizado

Resumindo, se você trabalha em uma área e quer migrar para outra, é necessário que na medida do possível você tente atuar simultaneamente nessas áreas trabalhando um pouco em uma e, ao mesmo tempo, começando a entender um pouco sobre a outra. E o mais importante: não queira ser avaliado pela competência que demonstra onde está, na área onde você está ingressando. Todo ingressante, todo calouro é, antes de tudo, um aprendiz.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.