em

É coerente pedir ajuda e aceitar ser aprendiz para entrar em um segmento?

Um coach

A partir do momento em que um profissional decide que vai migrar de área de atuação, ou seja, que quer atuar em uma área que parece ser mais sedutora ou que ele gosta mais, um dos passos importantes é criar uma espécie de fase de transição. Uma das boas formas de fazer isso é eleger uma espécie de coach, uma espécie de tutor que vai orientá-lo para que isso aconteça.

Prática

De uma maneira prática, um profissional quer migrar para uma área x, busca então conhecer pessoas desse setor para tentar de alguma maneira ingressar de forma gradual, seja como auxiliar, como estagiário, ou como aprendiz. Algumas vezes, por mais qualificação que o candidato tenha, é necessário entender que em alguns setores a qualificação desconectada da prática pode não ser suficiente. Imagine como seria um médico tentar operar uma pessoa, fazer uma cirurgia, sem nunca antes ter tocado num bisturi, e apenas ter aprendido em teoria, é um risco muito grande que empresas não podem correr.

Acolhimento

Por isso, a recomendação para você que quer mudar de setor é procurar encontrar alguém que já atue nesse setor e que o acolha, que o aceite ter como um aprendiz, um estagiário. Esse é o primeiro passo para que você comece a adquirir, como se diz por aí, a poeira nas mãos, o barro nos pés. Em bom português, que você saia da teoria e entenda como aquela atividade acontece na prática.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.