em

É errado recusar uma promoção na empresa por se sentir despreparado?

Novo desafio

Para algumas pessoas estar preparado significa saber absolutamente tudo sobre determinada função. Significa que se algumas coisas ainda não são dominadas é porque você não tem condições de assumir um novo desafio. Essa é uma atitude que em principio deveria ser digna de elogios, mas que no meio corporativo é uma atitude que mais provoca problemas do que alegrias para a pessoa. Em primeiro lugar porque se a empresa está convocando aquele profissional para assumir um novo desafio e um novo cargo, a empresa está demonstrando que confia nele e também está dizendo que o considera apto para a função.

 

*****

Não é um monstro

Aí, se você acha, por algum motivo, que não tem qualificação, comece a tentar entender quais foram os elementos que fizeram a empresa acreditar nisso. Algumas vezes o profissional não enxerga todo o desafio, como a alta gestão enxerga. Já vi situações onde um profissional recusou um cargo achando que seria literalmente um monstro que teria de agarrar com as mãos, porém outra pessoa foi nomeada, justamente aquela que o próprio profissional que recusou a vaga considerava não ser tão competente assim. Veio então a repulsa, a revolta, pois se fosse para assumir sem qualificação, que o dissessem. E a resposta das empresas normalmente é que eles disseram que o queriam no cargo.

 

*****

Falta coragem

Disseram também, que mesmo de maneira indireta, tinham consciência das suas limitações e conheciam todos os seus pontos fortes. Sabiam que, em algum momento, ele teria dificuldades no futuro e a empresa teria de auxiliá-lo. Contudo, a parte mais importante que faltou foi a coragem de querer enfrentar o desconhecido. Portanto, amigo, atenção! Não é errado você recusar uma promoção dentro da empresa, porém quando você está ciente de que não é a melhor pessoa para a função e não quando você acha que pode vir a ser, mas que agora não está devidamente preparado. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.