em

Cuidado com suas amizades em tempos de crise!

Conselhos

Uma das características do ser humano é a necessidade de viver em bandos. Literalmente é necessário que pertençamos a algum tipo de grupo, algum tipo de aglomeração de pessoas que se unem em função de algum interesse comum. Essa análise é importante quando a gente fala a respeito de profissionais em tempo de crise. Sempre que uma pessoa sente medo ou sente insegurança a respeito da continuidade do seu emprego ou da sua carreira é normal que procure se aconselhar com algumas pessoas que são mais próximas.

Prejudicando

É justamente aí que as coisas podem começar a complicar porque se a pessoa for infeliz na escolha de quem vai lhe dar o conselho, a tendência mais provável, é que receba um conselho que mais prejudique do que auxilie essa pessoa. Imagine a situação de um profissional que está com medo de ser demitido e vai falar com alguém que tem o mesmo medo, porém a pessoa que vai dar o conselho, esta sim corre o risco de ser demitida, enquanto o primeiro, aquele que pede o conselho, está distante desta situação. O que acaba acontecendo é que o conselho do segundo pode prejudicar o comportamento do primeiro.

Serenidade

Por isso preste a atenção! Em tempos de crise tome cuidado para não seguir o conselho do primeiro que aparecer na sua frente, mas sim daqueles que demonstram alta capacidade de resiliência, de suportar pressão, de continuar pensando sobre pressão de maneira articulada, de maneira racional. É muito fácil encontrar alguém que contribua facilmente para esse teu desespero, mas muito mais difícil encontrar alguém que demonstre serenidade para raciocinar de maneira coerente sobre o seu futuro. Pense nisso! Continue enviando a sua dúvida ou a sua sugestão para o e-mail  [email protected].

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.