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Cuidado para não confundir crise com acomodação?

Não se acomode

Há uma diferença considerável entre aquele profissional que constata estar passando por uma crise com aquele que aproveita a desculpa de uma crise para se acomodar. Imagine uma empresa onde dois profissionais atuam no mesmo setor e percebem de maneira diferente o momento que a empresa vive. O primeiro diz logo que a crise tomou o setor e por conta disso tem de haver muita cautela, muita ponderação antes de querer agir. Esse primeiro profissional costuma sempre analisar todo o contexto da situação, mas ao mesmo tempo estabelece metas de curto, médio e longo prazo para si e para a própria carreira.

Não justifique

Ele exige de si mesmo nesses momentos. Ele faz com que o argumento da crise seja uma espécie de combustível para que aprenda mais, se qualifique mais, e ao mesmo tempo tende a tornar o seu ambiente profissional cada vez mais competitivo e ágil. Já o segundo profissional, justamente por conta da constatação da crise começa a justificar que não adianta nada se esforçar, não adianta nada querer inventar coisas novas dentro da empresa porque o mercado está recessivo e os clientes não querem comprar. Esse segundo profissional costuma aproveitar para iniciar um período sabático quando o assunto é aprender e progredir.

Postura

A diferença entre os dois profissionais é evidente! Enquanto o primeiro se torna cada vez mais competitivo porque o mercado também está assim, o segundo aproveita para justificar a sua inércia, a sua acomodação. Portanto, preste atenção! Não interessa se o setor onde você trabalha, onde você atua, está passando por uma crise. Interessa sim a sua postura, o seu comportamento e principalmente como você reage diante dessa situação. Resumindo, ganha aquele que age, enquanto só perde aquele que se acomoda. Eu convido você a continuar enviando o seu e-mail com sugestões ou dúvidas para [email protected].

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