em

Mais importante que planejar o que vai fazer, é planejar o que não vai ser feito?

Poucos fazem

Para algumas pessoas, planejamento estratégico é o ato que a empresa ou seus executivos praticam de estabelecer um conjunto de ações que deverá ser feito no ano seguinte. Poucas pessoas, poucas empresas, se preocupam em estabelecer o que não deve ser feito. É isso mesmo! Muitas empresas sequer se preocupam em eliminar tudo aquilo que é feito e que gera desperdício na empresa, tudo aquilo que já não agrega mais valor e não gera mais resultado dentro da organização.

Preocupação errada

Exemplificando, imagine que a estratégia para o ano seguinte de uma empresa é recuperar a perda das vendas dos últimos anos e conquistar um crescimento de 30% nas vendas sobre o valor deste ano. Para isso se preocupa em lançar novos produtos, se preocupa em abordar novos clientes, em conquistar novos mercados, mas esquece de que muitos clientes já não dão mais tanto valor assim para aquilo que entrega e em vez de se preocupar em revitalizar o relacionamento com os clientes atuais, a empresa se preocupa muito mais em conquistar novos clientes. A mesma máxima se aplica quando se fala em incrementar custos ou despesas.

Programação

Normalmente a melhor maneira de ganhar dinheiro é parar de perder dinheiro, por isso fica a dica. Na hora de elaborar a estratégia da sua empresa para o ano que vem, foque todo o seu processo em rever aquilo que já não tem mais necessidade de ser entregue ao cliente ou que não deva ser sequer ser executado. Lembre-se de que planejamento estratégico não serve apenas para que você programe um conjunto de ações, mas também, e às vezes mais importante, é você programar o que não vai mais fazer. Aquilo que ontem pode ter sido bom, hoje é completamente desnecessário.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.