em

Melhorar a produtividade é o mesmo que otimizar os processos da empresa?

Não confundir

Na hora de fazer o planejamento estratégico de uma organização é importante que os gestores não confundam melhorar a produtividade com otimizar a estrutura. Para explicar isso imagine uma empresa, uma indústria, que tem um conjunto de equipamentos e produz determinada quantia de produtos. A partir do momento que os funcionários que trabalham nesses equipamentos conseguirem desempenhar melhor, que todos os processos sejam melhorados, automaticamente é possível que se tenha mais produtividade, ou seja, mais produtos com o mesmo esforço, com a mesma quantidade do chamado hora homem/máquina.

Eliminar ociosidade

De outro lado otimizar é você adequar a sua estrutura ao tamanho que tem. No exemplo dessa mesma empresa, seria perceber que você pode ter alguns equipamentos de que já não tem tanta necessidade, que há processos que são completamente desnecessários ou ainda que sua empresa hoje, por conta da crise, tem uma estrutura muito maior do que o mercado está demandando. Por conta disso, o efeito que se vê é ociosidade. Perceba, produtividade significa fazer melhor aquilo que já se faz, já otimização significa eliminar ao máximo a ociosidade, utilizar aquilo que não vem sendo utilizado, enquanto que na produtividade é fazer melhor aquilo que já vem sendo feito.

Investir

Por isso fica a dica. Se você é um gestor e está iniciando agora um processo de planejamento estratégico na sua organização pense bem se você não está apenas querendo produtividade esquecendo a otimização, ou vice-versa, está apenas otimizando, adequando sua estrutura para o momento atual, mas esquecendo de investir fortemente na produtividade. Continue enviando a sua sugestão ou sua dúvida para o e-mail [email protected] .

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.