em

Na hora de fazer o planejamento estratégico, metodologia é fundamental?

E o conteúdo?

Para algumas pessoas, o mais comum é que você se preocupe com o método, com a maneira pela qual vai desenvolver a estratégia de uma empresa. De um lado isso é positivo, pois afinal de contas sem método é difícil você encontrar uma maneira racional de se obter um determinado fim. Isto pode até acontecer, mas não significa que você fez da melhor forma possível. Entretanto, o que eu tenho observado é que alguns gestores se preocupam muitas vezes mais com o método do que propriamente com o conteúdo do planejamento estratégico.

Pensar

Não é preciso ser um gênio para saber, para perceber que o resultado não costuma ser tão bom assim porque quem se preocupa em preencher formulários muitas vezes abre mão da responsabilidade de pensar, da responsabilidade de colocar a empresa num rumo certo, num rumo diferente, num rumo que consiga ser possível enfrentar todas as dificuldades. Eu já vi situações inclusive de gestores alegando o seguinte: este método não serve para nada, eu apliquei e ele acabou não gerando resultado. De outro lado, eu perguntei: afinal, você pensou ou apenas preencheu formulários? A resposta costuma ser geralmente evasiva, do tipo: ora, não era só preencher?

Converter

Em bom português significa o seguinte: tome muito cuidado na hora de elaborar o planejamento estratégico da sua empresa para não acreditar que preencher formulários é a salvação para os seus negócios. O que realmente vai fazer a diferença é a sua capacidade de converter raciocínio estratégico num bom planejamento e não em achar que planejar, que preencher um planejamento, um formulário de planejamento basta e inclusive o isenta de pensar. A melhor recomendação não pode ser outra. Pense nisso, mas pense estrategicamente.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.