em

O que é necessário aprender e acrescentar para sobreviver em uma crise?

Abandonar os vícios

Quando um profissional percebe que sua empresa, o seu setor está em crise, é normal que a primeira coisa a vir na cabeça seja: o que eu devo aprender, que competências eu devo adquirir para continuar competitivo nesse mercado? Acontece que poucos profissionais pensam pelo sentido reverso, pois poucos profissionais passam a se preocupar em analisar o que devem deixar de fazer. É isso mesmo! Muitas vezes, mais importante do que acrescentar outras habilidades, é deixar de agir com os mesmos trejeitos, com os mesmos vícios que agiu anteriormente e que hoje podem ser extremamente danosos para o seu desempenho.

Vivendo o passado

Trago aqui um exemplo. Imagine um vendedor que costumava sempre conceder algum tipo de vantagem para os seus clientes como, por exemplo, dar mais alguns dias para pagamento, cobrar da empresa um desconto extra ou até mesmo antecipar a concessão do crédito ao cliente por saber que ele sempre foi bom pagador. Contudo, nos dias atuais, nos dias em que o Brasil vive uma forte recessão, um profissional tem que tomar cuidado para não agir hoje com a cabeça de ontem. O cliente pode ter sido um grande pagador e a empresa lá atrás teve condições de conceder descontos e, justamente por isso, o vendedor tem que se preocupar que antes de acrescentar ao seu comportamento, a sua maneira de agir mais competências, ele deve primeiro analisar o que deve deixar de fazer.

Olho nos resultados

Em bom português, é um profissional começar a criticar cada atitude que tem no dia a dia, sempre analisando se aquilo que está fazendo agrega valor para a empresa, gera resultado para a empresa. Caso contrário tenha certeza de que o que ele está fazendo é completo desperdício de mão de obra, de energia e de receita. Resumindo, quando se está em crise, o principal, antes de querer fazer outras coisas, é liberar o seu tempo, racionalizar o seu tempo para que consiga fazer bem, e somente isso, para que tenha tempo para adquirir e implementar novas atitudes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.