em

Qual a importância do alinhamento estratégico em uma empresa?

Alinhar interesses

Toda vez que chega a hora de fazer o planejamento estratégico numa empresa, todo mundo se preocupa em projetar o futuro. Cada área se preocupa em projetar, prometer, planejar tudo aquilo que pretende realizar no exercício seguinte, seja em um ano, dois anos ou que o valha. Entretanto, poucas empresas se preocupam em fazer o chamado alinhamento estratégico. Significa que a alta gestão deve harmonizar os interesses que são conflitantes dentro da organização.

Estabelecer prioridades

Um bom exemplo é o de determinada empresa onde três áreas querem para si, prioridade para que o sistema de gestão da empresa seja alterado e consiga com isso melhorar seu desempenho. As três áreas garantem que haverá redução de pessoas e, portanto, melhoria na produtividade daquelas áreas. Mas, se você observar, vai perceber claramente que não é possível fazer três coisas ao mesmo tempo. Logo, a tendência natural é que a alta gestão tenha que intervir, alinhando, colocando prioridades entre essas três áreas para que uma delas seja atendida e outra por sinal seja a última a ser atendida.

Condução

Resumindo, quando uma empresa se preocupa apenas em realizar o planejamento, em confeccioná-lo, mas não em alinhá-lo, está cometendo um grave erro porque terá, no futuro, problemas de expectativas frustradas. Aí pode ter certeza de a culpa será sempre do tal do planejamento, quando na verdade a culpa é de quem foi o responsável pela condução da elaboração do planejamento.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.