em

Mesmo com uma chefia participativa, por que as pessoas não se envolvem?

Cumprir

Há vários fatores que determinam o comprometimento de alguém, a promessa de alguém agir junto com a chefia. Fatalmente, um dos principais é que a chefia assuma essa promessa, mas em alguns casos o que acontece é que a chefia mesmo assumindo as promessas, não tem o histórico de quem as cumpre. Um bom exemplo aconteceu numa organização em que a chefia disse que deveriam agir juntos para atingir uma meta de vendas porque se isso fosse atingido todos ganhariam um bônus. Entretanto, na medida em que o tempo foi passando e as metas foram sendo cumpridas, a chefia com a maior cara de pau decidiu não pagar o bônus.

Confiança

Ela acreditava que aquele incremento de vendas aconteceu não porque a equipe de funcionários tinha mérito, mas sim porque o mercado acabou reagindo, acabou melhorando e as coisas aconteceram naturalmente. Aliás, esse é um dilema eterno e muito comum no mundo corporativo. Quando a empresa vende, o gestor diz que foi o mercado que melhorou e quando a empresa não vende, ele diz que é a equipe que não é capaz de desempenhar melhor na área de vendas. Para situações como estas é importante dizer que não há palavras que o gestor possa praticar para conseguir reconquistar a confiabilidade, a credibilidade quando falar algo.

Agir

Esse gestor deve ter humildade para perceber isso e passar a prometer menos e agir mais. Às vezes numa empresa é preciso parar de prometer e começar a agir de maneira programada, organizada para futuramente, em vez de pedir compromisso, fazer uma avaliação do quanto ele cumpriu e daquilo que nem mesmo prometeu para, a partir daquele momento, estar habilitado a gerar um compromisso. Deixo aqui uma dúvida para o leitor da coluna Visão Empresarial: há duas categorias de funcionários que gosto de classificar como sendo os eupromissos e os sempromissos. Sobre isso escrevo amanhã e depois.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.