em

Os brasileiros são culpados pela morosidade do judiciário?

Ganhar tempo

Em uma reunião com empresários dias atrás, um deles reclamou que o judiciário anda muito lento, que as decisões demoram em sair e que as empresas são prejudicadas. Curiosamente, nessa mesma conversa o empresário também revelou que tinha um problema seriíssimo de ordem fiscal, ou seja, ele tinha sido fiscalizado e havia sido autuado porque por equívoco havia pagado um imposto a menor e agora estava lutando com os seus advogados para conseguir mais tempo. Ele sabia que teria que pagar aquele valor, mas quanto mais tempo ganhasse, melhor seria para sua empresa.

Óbvio demais

Perguntei-lhe: de que lado você está? Do lado que critica a morosidade do judiciário ou do lado que provoca essa morosidade? Do lado que faz tudo o que a lei permite para protelar, para enrolar, para arrastar uma decisão? Meio sem graça, ele me falou o seguinte que só tinha um lado, o lado que lhe era mais conveniente. A resposta foi óbvia demais. Esse empresário quer apenas que a lei lhe sirva, principalmente seus interesses. Ele não está preocupado se quando pede mais prazo está enrolando ou prejudicando outras pessoas ou mesmo o governo. Para ele as regras do jogo permitem que ele o faça. Ele está dentro da lei, está usando o seu direito.

Volume de casos

Já de outro lado, quando ele quer cobrar algo de alguém e não consegue essa tutela, esse amparo, essa proteção rápida do Estado, reclama que tudo é demorado, que tudo não tem celeridade. Da mesma maneira eu lembro aos empresários, a você profissional, que todas as vezes que a gente reclama que o judiciário está lento basta olhar o volume de ações inúteis, completamente sem fundamento que transitam por todos os tribunais, pelo judiciário em geral. Cabe também lembrar o volume de questionamentos completamente infundados que vários advogados fazem com o único objetivo de ganhar tempo. Por isso, todas as vezes que você reclamar que o judiciário anda lento, pergunte primeiro se você não usa essa lentidão para o seu benefício, porque é assim: um dia você ganha e no outro você paga a conta do que ganhou.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.