em

Por onde convencer meu patriarca a iniciar um processo de profissionalização na empresa?

Visão do patriarca

Há várias formas de se iniciar a profissionalização em empresas familiares, mas basicamente duas características são fundamentais e podem servir de estopim, de ponto de partida para que a profissionalização aconteça. A primeira situação é aquela onde o patriarca tem preocupação com a perpetuação, com a continuidade das empresas que ele criou. Às vezes ele imagina que a partir do momento em que se retirar os filhos logo venderão suas empresas, dissolverão as empresas ou simplesmente as converterão em dinheiro e passarão a aproveitar a vida sem grandes preocupações. Há outro caso, por exemplo, em que o patriarca não tem a preocupação de que os filhos irão vender, mas entende que os filhos não estão tão preparados quanto ele para dar continuidade de maneira produtiva, de maneira positiva, aos negócios da família.

Identificar os medos

Agora, seja porque o empresário tem medo de que não haverá continuidade porque a empresa será vendida ou porque ele acha que os herdeiros, os familiares não têm condições de gerir, significa que efetivamente a profissionalização dos membros da família não é a melhor saída. Para aquele que tem medo com a continuidade, regras sucessórias podem ser estabelecidas impedindo, por exemplo, que os herdeiros vendam, alienem suas quotas por um determinado período. Já, no segundo caso, quando o patriarca tem receio de não ter os seus herdeiros devidamente preparados é necessário mostrar a ele que esse receio irá continuar de maneira cada vez maior, na medida em que o seu tempo de vida for acabando.

Mapear

Em bom português, antes de querer vender a ideia de profissionalização da empresa familiar dentro da sua família, dos seus negócios, mapeie, identifique qual a dor predominante na cabeça do empreendedor, do patriarca. Depois disso, basta oferecer a sucessão familiar, a profissionalização dos familiares como sendo a solução para essa dor e aí você vai entender que o patriarca nunca foi contra. Ele apenas nunca ouviu o argumento certo para o seu problema.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.