em

Por que algumas pessoas nunca se comprometem com os objetivos da empresa?

Significado

Em algumas organizações é comum o gestor reclamar que os funcionários não estão comprometidos com os objetivos da empresa. A grande questão é o que significa compromisso, de onde vem essa palavra e se realmente o que o gestor fala está correto. Compromisso é a união de duas palavras que vem do latim, sendo a primeira com = junto, fazer junto, e promisso que vem de promitere, que significa prometer, garantir que vai fazer. Logo, quando uma empresa diz vamos estabelecer um compromisso, ela está falando que juntos deverão cumprir.

Agir junto

Essa é a primeira dica para os empresários, para os gestores. Querer o compromisso da equipe sem que você gestor prometa também agir junto é uma grande hipocrisia. É um desejo fadado ao insucesso, é uma ação que já nasce morta, que já nasce com o insucesso garantido. Em muitas organizações e até mesmo entre sócios um diz que está comprometido com o outro, mas na verdade ele não está junto. Ele fica apenas assistindo o circo pegar fogo achando que depois, se der certo, eles estiveram juntos e se der errado a culpa foi só de um.

Cumpra a promessa

Em bom português, no mundo empresarial querer compromisso é, antes de tudo, assumir na primeira pessoa que você vai atuar junto porque senão não há compromisso. Há apenas promessa de uma parte de obedecer cegamente o que a outra parte propôs. Resumindo, se você quer compromisso na sua organização, em primeiro lugar faça a sua parte. Prometa e cumpra! Aí o compromisso vai surgir naturalmente. Eu convido você, leitor da coluna Visão Empresarial, continue enviando sua dúvida, sua sugestão para [email protected].

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.