em

Por que em tempos de crise aumenta o volume de ações trabalhistas no Brasil?

Gratuidade

Quando uma crise chega, um dos principais fatores que demonstram a presença dela é a queda de nível de emprego e consequentemente a elevação no número de desempregados no Brasil. Quando uma pessoa perde o emprego e está tendo dificuldade de conseguir uma recolocação, uma espécie de tábua de salvação se apresenta: entrar com uma ação trabalhista, por alguns motivos. Primeiro porque o Brasil, na intenção de proteger o trabalhador contra injustiças porque ele é a parte mais fraca em relação à empresa, acaba oferecendo uma justiça trabalhista gratuita.

Fatos apresentados

Isto fez nascer um conjunto de advogados que são especialistas em entrar com uma ação sem fundamento algum, uma espécie de Ctrl c e Ctrl v em que basta ter um cliente para replicar o pedido de tantas outras pessoas sem mesmo ter fundamento. É por isso que na mesma medida em que cresce a taxa de desemprego no Brasil, cresce o volume de ações trabalhistas. Muita gente ainda culpa o judiciário por ter tomado decisões que condenam as empresas já em momentos delicados, mas novamente é preciso entender que o judiciário só tem um papel: analisar os fatos que lhe são apresentados, e julgar à luz desses fatos e da legislação o que é que deve ser feito.

Analisando

Por isso que nos últimos tempos o poder judiciário trabalhista tem mudado um pouco o seu comportamento, analisando com mais critério toda a boa fé do trabalhador sobre o que aconteceu com ele. De fato, o que vivemos no Brasil hoje é a elevação do desemprego e a consequente elevação das ações trabalhistas. Por isso, a recomendação de hoje para os empresários é para tomarem muito cuidado em todos os processos que envolvem os direitos dos funcionários dentro das suas organizações, pois quando o desespero bate, não apenas os direitos são alegados, mas muitas vezes fantasias são criadas e a responsabilidade de provar que isso não aconteceu é sua, empresário. Resumindo, preste atenção porque a crise não traz apenas problemas mercadológicos, mas aumenta ou potencializa os problemas internos da sua própria empresa.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.