em

Quem ensina as pessoas a não corrigir os problemas na minha empresa?

Aquele que quer de verdade

Há um ditado popular que tenta estimular as pessoas a acreditar no seu potencial e que afirma o seguinte Querer é poder. A moral da história é que a mudança está somente nas mãos daquele que quer de verdade alguma coisa. Entretanto, no Brasil, se vê um fenômeno diferente. Apesar dos escândalos que se sucedem nos governos estadual e federal, apesar de todas as denúncias de conchavos envolvendo vereadores, deputados e senadores, apesar dos escândalos de venda de sentenças no judiciário, uma grande parte da população não chega a ficar indignada.

 

*****

Sem esperanças

Tudo isso provoca, no máximo, o que costumo chamar de chateação. A diferença fundamental é que um indivíduo que se sente chateado não toma atitudes concretas para mudar a situação. Depois de algumas conversas mais tensas com os amigos do cafezinho ou da empresa, ele conclui que não há mais solução, que o Brasil está mergulhado em um irreversível mar de escândalos. Depois da conversa, como a própria pessoa diz em suas discussões, tudo acaba em pizza. No dia seguinte todos voltam a trabalhar convictos que estão de mãos amarradas. Para não ser hipócrita, incluo-me humildemente neste grupo.

 

*****

Aprendendo com a gestão

O dever do trabalho nos chama e não há tempo para uma luta que, embora seja nobre, não paga nossas contas. Já o estado de indignação provoca a reação legítima e inevitável. O Brasil já experimentou a sensação do poder da coletividade quando um presidente foi levado ao impeachment por muito menos do que hoje se lê nos jornais. O que tem isso a ver com o meio empresarial? Simples. São os mesmos chateados que trabalham ao seu lado todos os dias. São seus funcionários que aprendem com a gestão que diante de um problema basta falar bastante, mas não fazer nada para corrigir a situação. Pense nisso! Mas, pense rápido!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.