Outro enfoque
Os empresários brasileiros, de um modo geral, não estão preparados para enfrentar situações difíceis na empresa. Enquanto, em outros países, quando acontece uma crise, o empresário encara como parte do processo e tenta obter algum aprendizado dessa experiência para evitar problemas iguais no futuro, o empresário brasileiro começa a procurar culpados para o fato ter acontecido e concentra todos os seus esforços nessa busca inútil.
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Antever situações
Este tipo de comportamento pode ser comparado como andar para trás. O que deve ser feito é traçar um plano para salvar a empresa e colocá-la no eixo novamente se a situação difícil acontecer. Entretanto, muitas vezes, é a alta gestão que mascara a situação informando aos colaboradores, aos funcionários, que a empresa está bem e que o problema é com o mercado financeiro. Quando os funcionários descobrem que estão sendo enganados não confiam mais no gestor.
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Relação de confiança
E a confiança é um dos pilares que sustenta qualquer negócio e faz valer o velho ditado popular de que para cada ação ocorre uma reação. Se o gestor demonstra confiança em relação à equipe que o cerca, certamente esta mesma equipe vai corresponder com ajuda e colaboração na fase de crise. Não é necessário tomar ações drásticas nem radicais, erro que muitos empresários cometem por ter ansiedade em resolver logo o problema. É preciso calma para não colocar em risco a empresa e a própria carreira profissional.
(Luciano Salamacha)