em

Como um profissional pode transformar a insegurança em algo positivo?

Domínio

O princípio de insegurança pode se transformar em algo bom quando é encontra outro significado pelo profissional na sua própria vida como, por exemplo, quando eu estava prestes a iniciar uma palestra para mais de 1500 pessoas, e era o inicio da minha carreira. Eu estava muito nervoso até o momento em que um colega me abordou dizendo o seguinte: eu não entendo! Você vai falar sobre algo que domina, vai falar para pessoas que querem lhe ouvir. Então, porque tanto nervosismo? Eu lhe respondi que esse nervosismo era fruto de uma preocupação, uma espécie de insegurança de talvez não corresponder às expectativas das pessoas.

Responsabilidade

Então, esse meu amigo, com sabedoria disse: Luciano, preste atenção! Ninguém aqui veio lhe julgar, mas veio aqui para aprender um pouco do que você quer ensinar. Somente veio porque quer escutar você e se você estiver inseguro significa que você está tendo responsabilidade. Quem age com responsabilidade, por consequência, sempre dá o melhor de si e só faz coisas boas. Essa foi uma lição importante na minha vida. A partir daquele dia eu revi o conceito de insegurança, não como algo que é fruto de uma incapacidade ou uma capacidade limitada de fazer determinada tarefa. Ao contrário, a insegurança está conectada com a responsabilidade de fazer algo bem feito, que é a cobrança que um profissional faz de si mesmo, e não a cobrança que recebe dos outros.

Melhorar

A partir daquele dia eu ressignifiquei essa insegurança, essa ansiedade, como fruto de muita qualificação e muita responsabilidade, e não de incapacidade de realizar determinada tarefa. A partir daquele momento eu usava a insegurança para checar se eu não podia melhorar ainda mais sem esquecer de que aquilo que eu havia me proposto já estava satisfatório e agora se trata apenas de ir e realizar bem a tarefa deixando que o seu conhecimento, que a sua capacidade flua, apenas isso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.