em

Em época de crise, o correto é o comércio reduzir o seu portfólio de produtos?

Ampliar

Por mais paradoxal que possa parecer, em épocas de crise o que salva o comércio é a ampliação do seu portfólio de produtos e serviços e eu explico o porquê. Em primeiro lugar, para conseguir realizar o mesmo volume de vendas do ano anterior, será necessário vender mais, afinal, o ticket médio cai quando a crise se instala.

Revisar

O segundo aspecto relevante é que esse incremento de produtos num portfólio não pode implicar na elevação dos estoques da empresa. Significa que junto com o incremento no volume de produtos no portfólio, é necessária uma revisão completa e uma adequação dos estoques para que se reduzam ao máximo aqueles produtos que estão gerando pouco, e ao mesmo tempo, se consiga espaço para um incremento do portfólio.

Diminuir

Em bom português, menos estoque de mais coisas é uma alternativa viável para que o comércio consiga manter as suas vendas em época de crise. Já que o cliente vai consumir menos, compre menos variedade de coisas e não menos das mesmas coisas. Pense nisso! Eu convido você a ler a coluna na semana que vem onde vou comentar sobre o que fazer na área de serviços para o planejamento do ano que vem.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.