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O que fazer quando os meus clientes estão crescendo e é necessário investir no meu negócio?

Empreendedorismo

Todo profissional, quando enfrenta a incerteza, muitas vezes, esquece o óbvio. Assim, uma empresa deve entender que embora suas vendas possam sofrer variações e, eventualmente, uma queda temporária, sempre haverá um comprador ou um fornecedor disposto a trabalhar para a melhoria dos seus produtos e para a satisfação dos seus clientes. O importante não é o que se fala, mas o que se pensa. Se procurar por boas oportunidades do mercado, certamente as encontrará, e vice-versa. Assim, quem estiver ansioso para encontrar o insucesso, cuidado para não induzir seus amigos a encontrá-lo também.

Otimismo

Não se pode confundir otimismo com alegria sem fundamento. Otimista é a pessoa que procura enxergar o melhor nas relações e nas situações que enfrenta. Ele conhece a realidade que enfrenta, mas continua firme nos seus propósitos, com equilíbrio e racionalidade, já o alegre sem fundamento, elabora planos mirabolantes, desconectados da realidade, despertando desconfiança sobre si mesmo. O otimista faz planejamento, consciente da realidade e sabedor de que, mesmo que algo ruim aconteça, na sequência, poderão surgir novas oportunidades.

Aproveitar

Embora muitos pensem que numa crise o planejamento torna-se inviável, é exatamente no momento da incerteza que ele fará a diferença, permitindo manter-se competitivo. Um bom exemplo é o caso de algumas indústrias que no passado passaram a remodelar o seu negócio, passando de empresa de venda de máquinas, para empresa de reformas em equipamentos industriais. Agindo assim e entendendo que as mudanças o forçam a ser criativo e dinâmico, um profissional ou uma empresa, conseguirão não apenas superar os obstáculos, mas aproveitar a famosa crise para crescer ainda mais.

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