em

Por que a insegurança não pode ser confundida com a autoestima?

Sentimento

Muitas pessoas acabam confundindo, e até mesmo acreditam, que baixa autoestima e insegurança significam a mesma coisa. Entretanto, são situações e sentimentos bem diferentes quando o assunto é procurar um emprego, uma recolocação. A autoestima, como eu já disse aqui na coluna Visão Empresarial se refere ao sentimento que a pessoa tem quando olha para o espelho e não reconhece naquela imagem algo que gosta. Em bom português é quando a pessoa não tem amor por aquilo que é, muitas vezes tentando ser aquilo que não é. Já, insegurança é a ausência da confiança de que se é capaz de realizar alguma coisa.

Incompletos

Uma pessoa que demonstra insegurança não acredita que é capaz de resolver as coisas e muito menos que está devidamente qualificada para pleitear uma vaga. Acontece que no mundo corporativo temos que ter sempre noção de que nunca, jamais, até o momento em que nós morrermos, estaremos completos. Nunca, jamais, um profissional está completamente preparado para o seu dia a dia profissional e sequer podemos dizer que para a próxima meia hora temos preparo total para enfrentar qualquer tipo de problema que nem imaginamos que vá acontecer. Logo, uma pessoa que busca emprego deve inverter o processo.

Desenvolver

Em vez de perguntar se está preparado ou não, deve responder a outras questões: eu tenho vontade de aprender? Eu consigo pegar algo que eu já aprendi na minha vida e colocar em prática em qualquer atividade profissional tal como respeito ou trabalho em equipe? E ainda, eu estou me sujeitando completamente a qualquer treinamento que queiram me oferecer para me qualificar? Bem, se as respostas para estas questões forem sim, está tudo resolvido. A insegurança passa a ser secundária porque a única certeza que você tem que ter na hora de buscar recolocação é que quer aprender, que quer se desenvolver, e precisa apenas de uma chance.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.