em

Quanto a autoestima e a insegurança afetam a busca por um emprego?

Autoestima

Existe uma diferença fundamental na hora de um profissional procurar um emprego entre autoestima e segurança, e hoje eu explico o que significa autoestima. Autoestima é a capacidade que uma pessoa tem de gostar de si mesma, ou seja, é quando a pessoa olha para o espelho e sente orgulho do que vê, está bem resolvida com a vida, é uma pessoa que não tem nenhum tipo de trauma ou então algum tipo de reprovação, seja com sua condição física, seja com o seu desempenho profissional, seja com as suas atitudes pessoais.

Explicando

Ter autoestima significa amar a si mesmo e aí vem uma questão. Profissionais que estão com a autoestima baixa normalmente se apresentam nas entrevistas de emprego de maneira derrotada. São pessoas que dificilmente conseguem contaminar quem está entrevistando com sentimento positivo, com algo bom. Por isso, a minha recomendação para você, que está procurando emprego, é a seguinte: antes de querer sair para uma entrevista, procure estabelecer um ritual, literalmente um conjunto de ações que você possa repetir a qualquer momento para resgatar a sua autoestima. Para algumas pessoas pode ser reviver um momento extremamente positivo da sua vida, da sua carreira profissional, em que você foi elogiado, reconhecido e principalmente naquele momento que você olhava para o espelho e tinha orgulho do que era.

Condicionar

Nunca esqueça que você é uma pessoa com direito a errar, com direito a não estar bem, mas que ao mesmo tempo precisa estar condicionado ao positivismo, precisa estar condicionado ao otimismo para poder contaminar as pessoas durante uma entrevista. Eu entendo que um desempregado tem dificuldade para manter a autoestima, porém há pessoas em situações muito mais complexas e até mesmo muito mais tristes do que a sua, que mantém um sorriso nos lábios e uma esperança no rosto. É isso! É a sua capacidade de entender o quanto pode fazer que vai contaminar aquele que conduzir a entrevista do emprego que você vai conquistar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.