em

Por que algumas pessoas não tem a menor noção do que é agir com bom senso?

Percepção

Quando alguém que diz que uma pessoa na empresa não age com base no bom senso é importante entender o que significa essa expressão tão usada por aí. Em primeiro lugar, senso vem do latim sensus que significa a percepção, o sentimento. É como a gente percebe, sente, interpreta a realidade a sua volta. O bom senso é quando a sua percepção se enquadra dentro do que a maioria daquele grupo pensa também. Perceba que ter bom senso não significa ser inovador. Ao contrário, quem tem bom senso não é inovador. Quem tem bom senso pensa como a maioria do grupo pensa.

Ambiente

Então vem uma questão importante. Quando uma pessoa, quando um profissional não se identifica com a cultura da empresa, não reconhece na empresa o ambiente familiar e adequado para ele evidentemente que o bom senso desse profissional será diferente, completamente avesso e contrário ao que as outras pessoas chamam bom senso. Por exemplo, se todos na empresa costumam sair depois do expediente para tomar um chope, aquele profissional que se recusa a fazer isso não age com bom senso, ou seja, não age com sentimento que a maioria das pessoas daquele grupo pensa. Entendeu?

Identificar-se

Agir com bom senso é agir com base no que a maioria age e aí tem um problema. Se o grupo ao qual você pertence é um grupo diferente, agir com bom senso dentro desse grupo pode ser exatamente o contrário daquilo que você foi criado e o contrário daquilo que normalmente é o ambiente que você frequenta. Resumindo, meu amigo, para agir com bom senso, um profissional tem de se identificar com a cultura da empresa. Caso contrário, o bom senso dele pode não ser o bom senso dos outros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.