em

Por que muitas vezes o prazo é mais importante que o objetivo?

Evitar falhas

Um dos erros mais comuns que se vê em planejamentos é justamente quando a pessoa define com muito critério, com todo cuidado, com muita análise, que objetivos pretende atingir, mas desdenha e coloca em segundo plano o planejamento na linha do tempo. Significa que, às vezes, o desejo de conquistar algo rapidamente faz com que o planejamento se torne completamente falho e decepcionante. Um bom exemplo é o caso daquela organização que depois de muito pensar descobriu que deveria mudar o seu portfólio de produtos.

Erro estratégico

Deveria incrementar algumas linhas de produtos e, ao mesmo tempo, deveria retirar de produção outros produtos já considerados obsoletos. Uma vez refletida essa situação, a empresa colocou para si um prazo extremamente pequeno e a consequência foi que todos os produtos que deveriam ser retirados do mercado foram efetivamente retirados. Era a parte mais fácil. Entretanto, os produtos que deveriam ser lançados ficaram sem tempo hábil para que isso acontecesse e a empresa acabou quebrando. Se de um lado ela não tinha os produtos antigos para vender e de outro não tinha os produtos novos, não tinha nada para vender. O erro não foi o pensamento estratégico, não foi a tomada de decisão para a troca do portfólio.

Coerência

O tão somente único erro, porém determinante, foi não ter ponderado qual era o tempo necessário para que isso acontecesse. Por isso, a minha recomendação de hoje é extremamente simples. Tão importante quanto você dedicar tempo para conceber com clareza o seu objetivo, é também estabelecer uma linha do tempo coerente para que esse objetivo possa ser atingido. Caso contrário, você sai do planejamento para a utopia. Continue participando da coluna Visão Empresarial pelo email [email protected].

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.