em

Quanto tempo é necessário para construir um bom planejamento?

Sem regras limitadoras

Quando o assunto é construir um planejamento estratégico em uma empresa alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro é não aceitar que regras sejam previamente impostas ao pensamento, à criatividade, à iniciativa das pessoas que irão compor o conselho de construção do planejamento estratégico. É importante que se estabeleça uma agenda e a partir dela se estime um tempo mínimo e se determine um tempo máximo, porém que não se arbitre as pessoas à exigência de que em apenas alguns minutos ou horas, tudo tenha que ser resolvido.

Paciência

Problemas aparentemente simples podem se tornar complexos na medida em que são analisados com a profundidade correta. De outro lado, problemas tidos como insolúveis podem ser solucionados de forma extremamente simples quando pessoas coerentes juntam-se para pensar um pouquinho mais. A experiência tem demonstrado que se considera de dois a três dias um tempo mínimo para que um grupo de cinco a dez pessoas pensem e planejem a empresa de maneira realmente coerente.

Consistência

Entretanto, se esse tempo for alongado ou reduzido não há problema algum, pois o que importa é o resultado, a consistência do planejamento. Preocupe-se menos com o tempo necessário e mais com o conteúdo, com as decisões que serão colocadas no seu planejamento. Envie suas dúvidas ou sugestões para a coluna Visão Empresarial através do email [email protected].

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.