em

Tome cuidado para não estabelecer metas dentro seus limites!

Desafio

Estabelecer metas para um ano futuro é mais do que simplesmente programar o que você quer fazer. É estabelecer metas acima daquilo que você normalmente atingiria, pois afinal só é válida a meta na sua vida se ela o induzir a desempenhar além da média. Coloco aqui o exemplo de um amigo meu, profissional da área de gerenciamento de projetos que estabeleceu para si que deveria no ano seguinte fazer apenas uma validação da sua certificação. Perguntei-lhe o que ele esperava fazendo apenas mais do mesmo. Ele refletiu e colocou para si um desafio muito maior: deveria ler, no mínimo, oito publicações no ano seguinte sobre a área onde ele desempenhava.

Superação

Passados seis meses e ele, já tendo lido cinco livros, conseguiu desenvolver um projeto de melhoria na empresa onde trabalha e conseguiu uma promoção. Recentemente nos encontramos e ele me contou que se lá atrás ele tivesse mantido apenas um padrão de comportamento ele estaria exatamente onde estava no início do ano. Era necessário que ele desafiasse os seus limites. Era necessário que ele pensasse fora da caixa e tentasse superar o seu desempenho do ano anterior. Foi agindo assim que ele conseguiu uma promoção.

Saia do conforto

Por isso a minha recomendação hoje, para você que está pensando em planejar a sua vida para o ano que vem, é a seguinte: não estabeleça metas muito superiores do que o mínimo para você conseguir, porém não estabeleça metas dentro de uma zona de conforto. Ao contrário, identifique o seu limite e aí estabeleça uma meta um pouquinho além do seu limite para fazer com que em todos os dias do ano que vem você esteja buscando incessantemente ser melhor.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.