em

Tome cuidado para não se transformar de voluntário para um otário!

Deturpado

O Brasil costuma ser o País em que tudo, de alguma maneira, acaba sendo deturpado. É assim que aconteceu, como por exemplo, com as certificações de qualidade no mundo empresarial. Hoje, quando se fala que uma empresa tem certificação ISO, logo vem a pergunta: quem certificou? Uma certificadora de qualidade, de 1ª linha ou então de 2ª linha? Da mesma maneira, quando se fala em trabalho voluntário algumas pessoas deixam de perceber que a sua boa vontade e até mesmo a sua ingenuidade são a matéria prima fundamental para que safados, sem vergonhas, o transformem de voluntário em otário.

Enganação

Já vi situações de pessoas que queriam apenas ajudar a sociedade, e buscavam uma maneira de fazer isso, até que encontraram alguém que se dizia um paladino da solidariedade, que recolhia fundos para repassar às pessoas que tinham dificuldades, mas que no fundo fazia disso um negócio, uma profissão, e repassava apenas uma pequena parte desse recurso para os necessitados, enquanto a outra parte financiava a sua vida pessoal. Por isso é muito importante que quando se fala de voluntariado, também se fale da importância do voluntário acompanhar tudo aquilo que faz.

Gestão idônea

Doações de alimentos, doações de recursos, trabalhar voluntariamente para auxiliar uma determinada instituição são tão importantes quanto esse voluntário observar se a instituição para a qual está trabalhando e ajudando realmente faz por merecer. Às vezes a instituição é boa, mas a gestão é temerária. Resumindo, se você é uma pessoa que quer ajudar, vincule esse trabalho a projetos sérios, reconhecidamente na sociedade como tendo uma excelente gestão e, principalmente, que são idôneas. Caso contrário, você vai se intitular um voluntário e todos à sua volta irão te chamar de otário.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.