em

Como profissional liberal não tenho condições de fazer marketing pessoal por conta do Código de Ética. O que fazer?

Regulamentação Ética

No Brasil algumas profissões somente podem ser exercidas de maneira legal se estiverem vinculadas a algum tipo de associação. Nesse caso, se enquadram os conselhos regionais e federais, seja de advocacia, de medicina, de psicologia e tantas outras profissões. Bem, a grande questão é que quando uma pessoa ingressa nessa profissão existe também um código de ética, que varia em cada categoria. Assim é com os médicos, assim é com os advogados, assim é com os dentistas e tudo o mais.

 

*****

Marketing

Acontece que na maioria dos códigos de ética dos profissionais liberais é proibida a utilização de ferramentas de marketing para a promoção pessoal, e isso gera muita confusão, faz com que vários profissionais achem que só porque o código de ética diz que você tem que tomar alguns cuidados, também significa que você não pode fazer absolutamente nada, e aí vem a primeira dica dessa semana, preste atenção: quando um profissional liberal faz um cartão de visitas, quando ele faz uma placa em frente ao se consultório, ao seu escritório, ele já está praticando uma atividade de marketing, que nada mais é do que a interação entre um profissional, entre uma empresa, e o seu mercado consumidor. Bem, a primeira dica de hoje, a mais importante, é a seguinte: antes de acreditar que você não pode fazer absolutamente nada, o primeiro passo é ler com um pouquinho mais de cuidado o que diz o código de ética da sua categoria, e você vai entender que ali estão previstos apenas que os abusos devam ser punidos, como por exemplo, a propaganda enganosa, em alguns casos prometer condições de pagamentos facilitadas, ou qualquer coisa que o valha.

 

*****

Promoção profissional

Em algumas profissões como a de dentista, por exemplo, não é permitido que você demonstre como era antes e como ficou depois; uma espécie de propaganda que leve a pessoa a sonhar que contratando aquele profissional vai mudar a sua vida. Porem, entre o que não pode fazer e aquilo que você pode e deve fazer há um abismo, realmente a muita coisa para fazer, por isso fique ligado aqui na coluna Visão Empresarial, porque a partir de amanhã eu começo a trazer dicas praticas para os profissionais liberais exercerem atividades de marketing dentro da licitude do seu código de ética.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.