em

Como um profissional liberal pode demonstrar aos clientes que seu trabalho é melhor?

Características de marketing

Toda vez que um profissional liberal tenta demonstrar sua competência fica difícil deixar isso tangível para o cliente, por vários motivos. Primeiro porque o profissional liberal presta serviços, e quem presta serviços, tem de entender características que o marketing de serviços engloba. O mais importante é que prestação de serviços tem como característica a simultaneidade, o que quer dizer que diferente de um produto fabricado na indústria e é disponibilizado para que o cliente o conheça, o toque, o veja, a prestação de serviços na maioria dos casos acontece exatamente quando o cliente já está utilizando os benefícios desse serviço.

 

*****

 

Relação de confiança

É por isso que quando um médico oferece um tratamento como uma cirurgia, por exemplo, o paciente não tem opção senão confiar nele. Afinal, o médico irá prestar esse serviço no mesmo momento em que o paciente já está recebendo e usufruindo desses benefícios. Em bom português, não dá para trocar no meio da cirurgia, não dá sequer para que o paciente tente comparar a competência deste ou daquele. E aí a gente retoma no primeiro pilar mais importante na função de um prestador de serviço: criar uma relação de confiança. E isso pode ser feito de algumas maneiras.

 

*****

 

Demanda do cliente

Primeiro, permitindo ao cliente que tenha contato com outras pessoas que já usufruíram do seu serviço e, portanto, podem atestar a sua competência. Segundo, procurando demonstrar que o que você vai fazer é de uma área que você domina. Logo, o profissional liberal procura demonstrar que entende claramente a demanda do cliente e sabe como construir a solução para esse problema. Assim, todo profissional liberal para se destacar no mercado deve falar menos sobre os outros e mais do próprio trabalho.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.