em

Não cometa o erro de compensar conquistas com derrotas!

Deve e recebe

O termo compensação é muito utilizado pelo sistema bancário e pelo mundo empresarial quando uma parte deve para outra e vice versa. Imagine que uma fábrica vende os seus produtos para um supermercado e ao mesmo tempo também compre produtos desse supermercado. Logo, ao mesmo tempo, ela deve e tem a receber. Da mesma maneira o supermercado. O que eles fazem é um encontro de contas, para realizar uma compensação, quando uma dívida é quitada por outra dívida, quando um crédito é anulado por um crédito do outro. No mundo empresarial, quando o assunto é comemorar pequenas conquistas, alguns profissionais cometem um erro gravíssimo e extremamente básico.

 

*****

Autocrítica

Cada vez que conseguem algo bom, antes de começar a comemorar tratam logo de anular essa conquista dizendo e apontando os erros que cometeram, com quando uma pessoa foi atender um cliente, identificou com precisão qual era o produto ou o serviço que ele necessitava e na hora de entregar e realizar esse serviço o cliente ficou muito satisfeito, mas de outro lado reclamou que levou tempo demais para que aquele produto ou serviço fosse entregue. Então a pessoa diz que deveria ter se esforçado mais, que não adiantou nada tentar agradar o cliente, pois atrasou demais. Esse processo de autocrítica, muitas vezes elimina do profissional, e consequentemente elimina do seu perfil de liderança também, a capacidade de reconhecer que consegue realizar coisas boas.

 

*****

Reconhecer

Por isso preste atenção! Tome cuidado, mas muito cuidado mesmo, para não deixar de comemorar todas as conquistas e trate de resolver as negatividades, os problemas, num segundo momento, não querendo anular tudo aquilo de bom que você faz por conta dos erros que comete. O erro faz parte do aprendizado e é necessário para que você melhore todos os dias, já o acerto, a comemoração, serve para que você crie o hábito de reconhecer que é capaz de fazer coisas boas. Resumindo, quem comemora e depois resolve os problemas é inteligente. Quem anula a comemoração por conta dos problemas que aconteceram, além de ser pessimista, vai se tornando aos poucos, de maneira imperceptível, um péssimo líder.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.