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O problema do profissional liberal é justamente a mistura entre a vida pessoal e a vida profissional?

Olhar do cliente

Profissionais liberais, às vezes se esquecem de estabelecer qual o tipo de posicionamento que querem receber no mercado. Por isso vamos esclarecer primeiro o conceito de posicionamento. No marketing a palavra posicionamento significa basicamente como o cliente olha o produto, o serviço ou a empresa. Em bom português significa que a gente não quer olhar como a empresa deseja ser vista, mas posicionamento é entender como o cliente está interpretando a imagem da empresa. Logo, uma empresa tenta de todas as maneiras utilizar o marketing para construir um posicionamento, ou seja, construir a maneira pela qual o cliente o vê.

 

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Imagem

Algo assim: você quer ser um advogado conhecido por que tipo de habilidades? Por ser um profundo conhecedor numa área ou por ser alguém que auxilia pessoas em questões emergenciais, por exemplo? Se você é um médico, quer ser reconhecido como alguém que sabe lidar com vários tipos de pacientes, com perfis diferentes, como alguém acessível ou então como alguém que é superespecialista em apenas uma área? Em todos os casos a regra é a mesma. Você tem de optar por estabelecer esse posicionamento. Aí vem uma questão. Divulgar a vida pessoal em meio à vida profissional é confundir o cliente, pois ora aparece o Dr. Fulano de Tal frequentando uma festa ou viajando para o exterior em férias. Em outro momento ele aparece estabelecendo um diferencial por ter participado em um congresso importante, por ter concedido uma entrevista técnica importante.

 

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Definir

Afinal, o que você quer ser na dimensão intelectual que é justamente isto: como é que as pessoas vão avaliar seu grau de desenvolvimento, de aperfeiçoamento, de performance? Um prestador de serviços, um profissional liberal precisa construir essa imagem que é uma imagem intelectual. É como se o conhecimento pudesse ser colocado à disposição do cliente. Portanto, preste atenção. Se você é profissional liberal e ainda não definiu claramente como intelectualmente o seu cliente deve reconhecê-lo, portanto qual o posicionamento que você ambiciona, tome cuidado. Quem não sabe o que quer construir pode não ficar satisfeito também com o resultado do que fez.

 

Para a coluna Visão Empresarial,

Luciano Salamacha

 

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