Despertar
Alguns profissionais liberais se preocupam em construir uma imagem de uma pessoa inteligente, de uma pessoa bem relacionada. Outros se preocupam com as questões físicas relacionadas a uniformes, placas, logotipos e até mesmo, como eu já disse em outra coluna, a ter um e-mail institucional. Entretanto, uma das coisas relevantes quando se fala em marketing de profissionais liberais é a dimensão dos resultados. É apresentar casos de sucesso que são divulgados para as pessoas de uma maneira extremamente ética, obedecendo ao código de ética da sua categoria, mas que obrigatoriamente despertem nas pessoas o respeito por aquele resultado que foi conseguido e também o desejo de saber quem foi o autor daquela façanha.
*****
Curiosidade
Algo mais ou menos da seguinte maneira: um caso médico ou um caso odontológico em que a pessoa teve um resultado muito acima do esperado e o profissional liberal em vez de investir na sua imagem investe na divulgação dos resultados que foram obtidos e deixa que as pessoas queiram saber quem foi a pessoa extremamente competente que conseguiu aquele resultado. Veja, quando se fala de marketing de profissionais liberais, o depoimento testemunhal tem um valor tão grande, mas tão grande, que até as questões físicas ficam em segundo plano e as questões intelectuais são uma espécie de recibo de harmonia com a dimensão dos resultados.
*****
Resultados
Imaginemos que um jornal demonstre como uma pessoa conseguiu vencer um grande desafio jurídico. No ato seguinte, tanto o meio de imprensa quanto o público em geral, vão quer saber não apenas quem foi a vítima, quem foi a pessoa que conseguiu reverter a situação, mas principalmente quem foi o profissional qualificado, competente que levou esse cliente a atingir esse resultado. Preste atenção meu amigo! No marketing dos profissionais liberais faça seu planejamento também na dimensão dos resultados divulgando de maneira ética tudo aquilo que você é capaz de realizar, deixando com que a curiosidade das pessoas queira saber quem é a pessoa que consegue fazer isso.