São três
Quando se fala num profissional liberal realizando ações de marketing nós podemos dividir de maneira extremamente prática em três dimensões: uma ligada a questões físicas ou estruturais, outra questão de natureza intelectual e ainda questões ligadas aos resultados que esse profissional pode entregar ao mercado. Hoje, especificamente eu quero falar a respeito das questões físicas ou estruturais que basicamente envolvem desde as instalações da empresa, do escritório ou do local onde ele trabalha.
*****
Provedores
Por exemplo, a cor da fachada, que tipo de placa ele vai utilizar, qual é o tipo de recepção que ele vai utilizar, qual é o uniforme que os funcionários vão utilizar, qual é a marca ou logotipo que vai representar a sua atividade profissional e ainda, não para aqui, envolve ainda questões extremamente simples e que profissionais liberais desdenham como, por exemplo, endereço de e-mail. É comum que profissionais liberais, em vez de ter um domínio com a sua marca preferem utilizar os provedores clássicos que existem por ai. Assim, é mais fácil ter dr.nãoseioquelá@gmail.com em vez de ter o [email protected], por exemplo.
*****
Harmonia
Por isso, é importante que os profissionais liberais entendam que na dimensão das questões físicas ou estruturais é necessário desde o início, desde o momento em que ele concebe o seu guarda-pó, o seu terno, a sua vestimenta, até o momento em que o cliente recebe a nota fiscal ou o recibo, por exemplo, tudo deve estar consoante, deve estar harmônico, deve estar equilibrado com a imagem que o profissional quer entregar ao mercado. Mas isso eu comento amanhã, quando falar a respeito das dimensões intelectuais e do posicionamento que esse profissional deve estabelecer no mercado.