em

Que pontos auxiliam um profissional liberal a elaborar seu planejamento de marketing?

Conceito

Quando se fala em marketing, primeiro é importante entender o que significa esse esforço de marketing que uma pessoa ou uma empresa desenvolve. Basicamente, o conceito de marketing pode ser sintetizado em dois grandes eixos: ou uma empresa ou um profissional quer ser conhecido pelo mercado. Ou seja, você quer divulgar para que as pessoas saibam quem é você ou então você esta estimulando que as pessoas comprem produtos ou serviços de você.

 

*****

Regulamentação

Nesse sentido, o código de ética da maioria das profissões regulamentadas no Brasil inibe o estímulo ao consumo, principalmente quando você veicula algum tipo de promoção, preço, prazo e o que o valha. Entretanto, o código de ética não proíbe que você divulgue a imagem como profissional liberal, assim você pode utilizar todos os mecanismos possíveis, desde os mais clássicos como a televisão, o jornal e a rádio, até a modernidade como as redes sociais, onde tudo pode e deve ser explorado com racionalidade. É que a situação é bem simples: um médico não pode fazer uma promoção de cirurgias, ou um advogado em fazer uma promoção de ações a preço mais baixo; mas, de outro lado, pode divulgar sim que ele existe, que as pessoas podem contar com ele, o seu horário de atendimento, a sua localização, e é nesse sentido que fica a dica de hoje.

 

*****

Notoriedade

Todo profissional liberal deve entender que ele tem a obrigação de comunicar ao mercado que ele existe e o que ele faz, e não é obrigação do cliente ter que descobrir isso sozinho. Portanto, profissionais liberais deve sim utilizar mecanismos de marketing para estabelecer uma conexão com o cliente, dessa forma ele não apenas se beneficia, ele presta um serviço também ao cliente quando necessita de algum tipo de serviço ou produto que esse profissional liberal entrega. Resumindo, profissionais liberais podem utilizar o marketing dentro do código de ética, apenas isso.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.