em

Como trabalhar com um gênio ao seu lado?

Duas facetas

Trabalhar ao lado de alguém que tem um nível de inteligência muito acima do normal pode até parecer um privilégio e é desde que você saiba entendê-lo e também saiba conviver com essa pessoa. Normalmente aquelas pessoas que você conhece, que são geniais no que fazem, tem de um lado um grande talento exacerbado, desenvolvido, mas na maioria dos casos tem de outro lado alguma coisa, algum tipo de comportamento, uma face do comportamento que não é tão desenvolvido assim. Às vezes o gênio é muito extrovertido e por ser extrovertido acaba ofendendo as pessoas sem mesmo perceber e muito menos entende que deve pedir perdão.

*****

Isolamento

Outras vezes o gênio é alguém extremamente isolado do mundo, com medo de interagir com as pessoas porque lá na infância tinha uma dificuldade muito grande de falar com os outros e ter pessoas muito abaixo da sua inteligência. Por isso trabalhar com pessoas geniais requer, antes de tudo, um comportamento diferenciado de todo o profissional. Vamos a um exemplo. Numa empresa você trabalha ao lado de alguém que apresenta uma performance muito acima da média de qualquer outro funcionário, essa pessoa, por outro lado é uma pessoa que acaba não tendo muito espírito de equipe entendendo que as pessoas estão abaixo de seu comportamento. Como você deve agir, como você deve se posicionar diante dessa pessoa?

*****

Respeito

Em primeiro lugar é separando o lado profissional do lado pessoal. Ele pode ser um gênio profissionalmente, mas tem a obrigação de também ter um comportamento humano normal, respeitando as pessoas e sem querer comparar a sua inteligência, o seu conhecimento, a sua performance no trabalho com os outros. Por isso a recomendação é simples. Cada vez que você trabalhar ao lado de um gênio saiba usar a sua inteligência no ponto que ele menos tem desempenho, normalmente no relacionamento com as pessoas. Entenda que toda a pessoa genial é também muito inteligente para identificar onde ela não é boa e onde justamente ela está disposta a receber ajuda.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.