em

Qual a melhor resposta sobre seus pontos negativos em uma entrevista de emprego?

Enrolando

Toda vez que acontece uma entrevista de emprego, em primeiro lugar é importante lembrar que há dois lados bem diferentes. De um lado o entrevistador, que é uma pessoa que está treinada, devidamente qualificado para identificar todas as mentiras que o candidato vai tentar apresentar para se posicionar como uma pessoa perfeita, como uma pessoa cujo único defeito é ser boa, cujo único defeito é ser perfeccionista, e por conta disto conseguir a contratação. Já do outro lado está o entrevistado, aquele que está em busca de um emprego e que sabe que tem que se preocupar o tempo inteiro para demonstrar ao entrevistador que ele é o candidato correto.

 

*****

Confusão

E mais, tem que demonstrar ao entrevistador também que ele é a pessoa certa no lugar certo, que tem as respostas certas. Mas, no momento da entrevista chega a hora que vem aquela pergunta fatídica, fundamental, fatal: diga-me os seus pontos negativos. Aí começa a confusão porque algumas pessoas gostam de colocar pontos positivos disfarçados como pontos negativos. Como já disse aqui um bom exemplo é aquele que diz: um ponto negativo meu é o perfeccionismo porque eu gosto das coisas sempre muito bem feitas. Espere aí. Você está dizendo isso porque você faz sempre as coisas bem feitas (positivo), ou porque você irrita todo mundo ao seu redor querendo que não apenas façam corretamente, mas façam exatamente do jeito que você faria (negativo)?

 

*****

Não minta

Perceba, a primeira dica sobre pontos negativos numa entrevista de emprego é: evite tentar transformar os seus pontos positivos em negativos, ou melhor, dizer coisas que são negativas e no fundo seriam positivas. Olha, o meu ponto negativo é o perfeccionismo. O meu ponto negativo é ser dedicado demais. O meu ponto negativo é ser uma pessoa que nunca desiste quando tem um objetivo a atingir. Preste atenção! Mentir é um ato que necessita de dois lados: daquele que mente e daquele que acredita na mentira. Assim, não conte apenas com um lado acreditando que tudo vai dar certo, porque o tiro, como diz o ditado popular, pode sair pela culatra.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.