em

Como dizer a um amigo que a ajuda que ele quer não é a que merece?

Rancor

Quando alguém diz que não vai oferecer ajuda, a tendência natural é achar que a pessoa está sendo rancorosa ou vingativa, ou ainda que a pessoa não quer lhe ajudar por ciúmes, mas não é bem assim. Algumas vezes um amigo de verdade percebe que a melhor forma de ajudar é justamente não oferecendo a ajuda que foi solicitada, mas ao contrário, fazendo com que a pessoa descubra sozinha qual é o caminho para resolver seus problemas.

Aprender

Eu já vi situações de pessoas que literalmente se acostumaram mal porque cada vez que têm um problema sempre tem alguém estendendo a mão para auxiliá-la a resolver a questão. Aí vem uma pergunta: não ajudar é uma forma de ajudar? Sim, principalmente quando aquele que nega ajuda o está fazendo não porque não poderia ajudar, mas porque na verdade ele quer que a pessoa aprenda a construir sozinha as soluções para a sua vida.

Auxílio real

Resumindo, preste atenção! Em vez de ficar julgando os outros por ciúme, por vingança, ou tentando descobrir qual o motivo negativo, qual o sentimento negativo que o faz não lhe ajudar, pense ao contrário. Pense se não é justamente por não lhe ajudar que ele estará realmente lhe auxiliando.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.