em

Por que algumas pessoas se recusam a agradecer pela ajuda recebida?

Outro foco

Eu considero que no meio corporativo há duas atitudes completamente diferentes quando o termo é ajudar alguém. Há o primeiro grupo formado por pessoas que querem realmente contribuir para o crescimento do companheiro, do colega de trabalho. São pessoas que não medem esforços para fazer com que a carreira do colega cresça, melhore a cada dia. Estas pessoas, normalmente não pedem nada em troca e sequer exigem uma espécie de declaração de gratidão. Elas fazem simplesmente porque querem ver o bem do outro.

Trampolim

Mas há também o segundo grupo de pessoas que vê na ajuda ao companheiro uma espécie de trampolim, de poder de barganha para conquistar algo. São pessoas que negociam com muita habilidade o que podem receber quando ajudarem alguém. É aí que começa a confusão. Estas pessoas normalmente fazem até mesmo chantagem com aquele que foi ajudado, utilizando frases do tipo: quando você precisou, eu estava lá e agora que conquistou uma nova posição simplesmente ignora, não ajuda quem lhe deu a mão na hora certa?

Decisão

Perceba que este tipo de pessoa está longe de ser alguém de bom coração, alguém que ajuda, mas alguém que se aproveita da fragilidade, da necessidade do outro para conquistar uma posição de vantagem no futuro. Por isto mesmo a recomendação de hoje é muito simples: decida agora se você é uma pessoa que gosta de ajudar por ajudar ou gosta de ajudar por interesse. Pense nisso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.