em

Por que muitas vezes as pessoas não me ajudam quando estou precisando?

Querer receber

Quando se fala em prestar ajuda, oferecer ajuda a alguém, é importante que a gente defina aqui dois fatores importantes. Para que alguém consiga ajudar é necessário que a outra parte queira receber a ajuda. Eu explico isso de uma maneira simples. Às vezes as pessoas querem receber ajuda, porém elas acham que a ajuda deve vir exatamente como desejam e não como as pessoas que estão vendo de fora o problema acreditam ser a melhor. Vamos entender isso com um exemplo: meu colega Juarez vive reclamando que está tendo dificuldades no mercado de trabalho. Por mais esforço que esteja desenvolvendo, ainda assim sequer é chamado para uma entrevista de emprego.

De que modo?

Esses dias o Juarez veio reclamar dizendo-me que eu tinha que ajudá-lo, pois afinal de contas o meu amigo Juarez deveria também receber ajuda. Quando lhe perguntei se ele estava fazendo algo diferente, por exemplo, se ele estava fazendo um currículo para cada empresa, ele me disse que não era esse tipo de ajuda que ele queria. Na verdade ele desejava ter um emprego e não que eu o auxiliasse a construir esse caminho. Percebam que o Juarez não queria que eu efetivamente o auxiliasse, mas sim que eu resolvesse o problema no lugar dele.

Aceitar o apoio

Da mesma maneira, no mundo corporativo, às vezes um profissional pede ajuda para a chefia, não para que ele, profissional, resolva o problema, mas sim para que a chefia, no lugar do profissional é que tome a decisão, construa uma solução para aquele problema. Por isso, preste atenção! Quando a gente fala em oferecer ajuda, pedir ajuda, a primeira regra é: quem pede ajuda deve ter humildade para não apenas solicitar esse apoio, mas principalmente para aceitar o apoio que vier, e nem sempre será o apoio que você deseja.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.